A situação atual que vivemos nos apresentou uma série de imposições e restrições para as quais não estávamos preparados.
Fomos todos impactados, de alguma forma, em nossas dinâmicas sociais e profissionais. As manchetes estampam a todo momento como as economias em todo o mundo sofrem em função das medidas adotadas para combater o coronavírus.
Temos visto pessoas impossibilitadas de realizar suas atividades, pessoas tendo que adaptar o seu modelo de negócio para sobreviver, outras tendo que se endividar para pagar as contas e conseguir passar pelo período de quarentena, sem contar o crescente número de mortes em função da pandemia.
É uma situação complicada para todos. Sem exceção.
No entanto, ainda que praticamente ninguém escape do atual cenário, percebemos que algumas pessoas estão mais preparadas para lidar com esse momento tão delicado.
Os fatores para isso são diversos e não cabe a nós discuti-los em sua totalidade. A nossa intenção aqui é mostrar que uma parte dos fatores que amenizam o impacto durante uma crise, estão intimamente relacionados a assuntos que nós, da SEGURALI, como empresa, dominamos e somos especialistas: seguro e planejamento financeiro.
Sendo assim, convidamos você a entender como esses dois tópicos podem ser úteis, não só em situações extremas como a que estamos enfrentando agora, mas por toda a vida.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
O planejamento financeiro é algo que sempre escutamos, mas que por vezes parece muito distante da nossa realidade.
E, de fato, é algo que não estamos muito familiarizados.
Aprendemos sobre inúmeras disciplinas na escola, mas educação financeira, lamentavelmente, ainda não é uma delas no nosso país.
É algo que alguns aprendem vivendo na pele, ou por orientação familiar. Outros passam a vida sem saber o que é isso. E as consequências disso podem ser graves.
Portanto, o primeiro passo é entender o que é o planejamento financeiro e como desenvolvemos esse trabalho.
O QUE É O PLANEJAMENTO FINANCEIRO?
O verbo planejar é definido no dicionário como ação de organizar plano, roteiro. Portanto, quando falamos de planejar-se financeiramente, estamos falando de elaborar um plano sobre como proteger e gerir as finanças pessoais ou familiares.
Com qual objetivo?
Pensando no presente, estamos falando de garantir que os seus gastos sejam condizentes com as suas receitas. Garantir que parte da sua renda está sendo poupada e investida de forma correta e gerando rendimentos para uma reserva emergencial ou a manutenção no padrão de vida atual.
Pensando no futuro, o planejamento financeiro visa assegurar que a capacidade financeira da pessoa ou da família, seja mantida, aprimorada ou minimamente impactada, contemplando diversos panoramas como: aposentadoria, sucessão empresarial, herança, promoção no trabalho, crises econômicas, investimento e, até mesmo, algo que estamos vivendo atualmente: uma pandemia. Trata-se de proteger e prosperar.
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
O primeiro passo FUNDAMENTAL para um planejamento financeiro envolve definir um objetivo e eles podem ser diversos. Abaixo listamos alguns exemplos:
. Garantir a aposentadoria desejada;
. Fazer uma viagem internacional a cada dois anos;
. Juntar uma quantia X num determinado intervalo de tempo, entre outros.
Definido o objetivo, entende-se quais são os passos necessários para alcança-lo.
Inicia-se uma análise financeira consultiva e personalizada para entender a viabilidade do objetivo e como a pessoa pode alcança-lo. Algumas questões fundamentais e confidenciais nesse momento são:
. Quanto e quais são as suas fontes de renda?
. Qual a sua despesa mensal?
. Qual o seu relacionamento com o planejamento financeiro: tem o habito ou costume de poupar ou investir? Possui patrimônio? Contribui para o INSS?
Neste momento, cada detalhe sobre essas informações, dentre outras, são fundamentais para desenvolver a análise adequada a fim de atender a exata necessidade de cada cliente.
A partir dessa análise, é possível calcular o esforço financeiro necessário para estruturar o planejamento financeiro exato e ideal para alcançar os objetivos desejados.
Uma verdadeira receita para o sucesso!
Mas existe um porém…
Embora essas etapas sejam um grande passo para alcançar o objetivo financeiro traçado, existem algumas questões que também devem ser contempladas.
Como proteger a sua renda e garantir o seu futuro, ou o futuro dos seus familiares, se pensarmos em alguns cenários que, infelizmente, estão bem próximos de todos nós: afastamento profissional por incapacidade temporária, invalidez acidental, doença grave ou, até mesmo, a morte?
Vamos tratar sobre isso no próximo tópico.
SEGURO
Falar de seguro no atual momento já nos remete à questão do seguro de vida, na possibilidade de alguma fatalidade.
Ainda que exista uma motivação lógica para pensarmos dessa forma, queremos destacar outras soluções que asseguram a manutenção da condição financeira pessoal e familiar.
Como temos visto, o COVID19 tem imposto a algumas pessoas quadros clínicos complicados que requerem o afastamento.
SEGURO DE VIDA
No atual cenário, quando falamos de seguro, o primeiro que vem à mente é o seguro de vida.
Embora o coronavírus apresente uma taxa de mortalidade bem alta em um grupo mais restrito, a ideia aqui é expandirmos um pouco o horizonte de análise e, avaliar o seguro de vida sob a perspectiva de planejamento financeiro, com o objetivo de proteger familiares e dependentes de uma perda de capacidade financeira no curto e médio prazo.
Um bom planejamento financeiro envolve o estudo de diferentes perspectivas e um seguro de vida pode ser uma excelente alternativa quando falamos de proteger o patrimônio e a manutenção no padrão de vida, do titular e seus dependentes.
Em caráter excepcional, varias seguradoras não estão aplicando a clausula da condição geral que inclui as situações de pandemia como risco excludente, ou seja, estão acatando a cobertura para covid em caso de morte e assistência funeral.
Da mesma for que existem alguns produtos específicos de determinadas Seguradoras que possuem na sua condição geral, a aceitação nas coberturas disponíveis e contratadas para os casos de pandemias.
Portanto, vale conversar com o seu corretor para saber se o seu atual seguro ou o seguro a ser contratado contempla o cenário atual ou cenário similar ao que estamos vivendo.
DIÁRIA POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA – DIT
Uma cobertura, dentro do seguro de vida, muito procurado por profissionais autônomos e empresários, que nem sempre contribuem para o INSS.
O DIT garante a proteção da sua renda caso um imprevisto o afaste do trabalho por razões de doenças ou acidentes. As diárias são pagas de acordo com o valor contratado, a partir de determinado prazo após o afastamento profissional.
Dessa forma, o profissional que não recebe auxílio de empresa ou do governo, no período do afastamento profissional, recebe esse valor para honrar com as suas despesas e compromissos mensais.
Mais uma vez, ressaltamos a importância de conversar com o seu corretor de seguros para que ele possa te orientar quanto a melhor opção de cobertura de acordo com as suas necessidades.
SEGURO SAÚDE
O seguro saúde tem papel fundamental ao auxiliar no tratamento de pessoas acometidas por doença ou acidente.
Alguns casos existem procedimentos com custo muito elevado e o seguro saúde tem o papel de cobrir esses gastos, de forma que a pessoa ou a família possam minimizar o impacto financeiro nesse tipo de situação.
O seguro saúde visa garantir um atendimento de qualidade e prioritário em casos de consultas, exames e atendimentos emergenciais ou de urgência.
Como temos visto nos noticiários, em alguns casos da pandemia, é necessária a internação e de procedimentos específicos para tratamento do paciente.
O seguro saúde é fundamental quando pensamos em planejamento financeiro e na manutenção do bem-estar individual e familiar.
Novamente, vale destacar a importância da orientação adequada do corretor de seguros para os casos de novas adesões, principalmente nesse período de pandemia, pois algumas operadoras de seguro saúde podem aumentar, reduzir ou até mesmo isentar a carência no atendimento dos serviços disponíveis.
Essas são algumas das opções que gostaríamos de mencionar e que, com toda certeza, podem fazer a diferença não só em situações extremas como a que estamos viven do, mas também em períodos comuns e rotineiros em nossas vidas.
O texto teve como propósito trazer algumas ideias e pensamentos decorrentes de tudo o que está acontecendo, mas queremos destacar que é nosso papel orientar os nossos clientes nas contratações de seguros e no desenvolvimento do planejamento financeiro, para que você, sua família, sua renda e seu patrimônio, estejam sempre protegidos.
Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe ou deixe o seu comentário.
Nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas que surgirem e para apresentarmos soluções que se adequem da melhor forma para você, garantindo um presente seguro e o futuro bem planejado, para você e as pessoas que você ama!