Para a maioria das pessoas, as férias representam aquele momento de descanso depois de um ano de trabalho duro. Já para o automóvel, as viagens podem ser uma provação para a sua durabilidade. As diferentes condições que existem nesse período e as características diversas das cidades fazem com que cuidar do seu veículo seja um desafio.
Chuva, sol, maresia e sereno costumam castigar os carros nessa época do ano, principalmente aqueles que precisam ficar estacionados na rua, durante um longo tempo.
Você quer saber como proteger o carro durante as férias? Neste post, vamos dar algumas dicas para que você possa aprender como agir em cada uma dessas situações. Acompanhe!
O que fazer na possibilidade chuva forte
O verão tropical é marcado pelo forte calor e também pelas pesadas chuvas, principalmente em finais de tarde. E elas podem efetivamente danificar o seu veículo, se você não tomar cuidado.
A primeira dica é jamais estacionar embaixo de árvores, deixando sempre seu carro seguro. Pode ser tentador proteger a pintura do sol, durante o dia. Mas em caso de chuva forte, você corre um enorme risco de ver algum galho cair sobre o seu veículo e danificá-lo.
Além disso, você também deve ficar muito atento às áreas alagadas, situação comum nessa época do ano. A primeira dica é não passar por trechos que, tradicionalmente, enchem de água quando chove forte. Algumas cidades até possuem sinalização desse fato. Mas, se for inevitável, fique atento para que a água não ultrapasse a metade das rodas do seu carro.
Se você estiver parado em um engarrafamento e perceber que o local está começando a alagar, desligue o motor do carro imediatamente. Assim, você evita o calço hidráulico, que é quando a água invade o motor em funcionamento e entorta os pistões. Se isso ocorrer, haverá perda total do propulsor.
Quais ações evitam os danos provocados pelo sol
O sol forte prejudica a pintura e também os componentes internos do carro. O ideal é procurar alguma estrutura que possa proteger o veículo, desde que não seja uma árvore, como já dissemos. Tente estacionar perto de prédios altos pois, por, pelo menos, uma parte do dia, você conseguirá garantir sombra.
Utilize um pedaço de papelão para colocar no vidro dianteiro e evitar que o sol atinja diretamente as partes internas do veículo. Se o carro for ficar o tempo todo no sol, não utilize capa protetora.
Esse item deve ser usado apenas dentro de garagens, para proteger da poeira, ou à noite, para evitar o sereno. Colocar uma capa no seu carro e deixá-lo sob o sol forma uma estufa que prejudica mais a pintura do que a própria luz solar.
Como proteger o carro contra a maresia
A maresia é a inimiga número um dos carros de quem mora ou vai passar um longo período na praia. Para proteger a pintura, o ideal é encerá-la a cada dois meses, caso você more perto da orla. Se for viajar, encere o carro antes e depois da viagem, quando voltar para casa. Mantendo esses hábitos ficará mais fácil aprender como proteger o carro sem grandes problemas.
Que cuidados tomar no caso de sereno
Para quem vai passar férias no campo, é preciso ficar atento ao sereno das madrugadas, que também costuma queimar a pintura dos automóveis. Assim como no caso da maresia, uma boa camada de cera ajuda na proteção da pintura.
Para passar a noite, você pode colocar uma capa protetora no seu carro, mas não se esqueça de tirá-la ao amanhecer.
Cuidados ao pegar a estrada
Antes de pegar a estrada, também existem atitudes que você pode adotar para evitar problemas no percurso. Confira a documentação e revise todos os itens de segurança, como macaco, estepe, triângulo, calibragem dos pneus, nível do óleo e etc. Também não esqueça de checar a validade e cobertura do seguro do seu veiculo, para que você esteja protegido de qualquer imprevisto que venha a acontecer ao longo da viagem.
E aí, gostou deste post? Já está preparado para saber como proteger o seu carro? Então participe deixando o seu comentário!
Excelente artigo! Me ajudaram muito essas informações!