Síndico: 5 dicas para se destacar na gestão de um condomínio

Conseguir se destacar na gestão de um condomínio é o desejo de qualquer síndico que se preze, independentemente de essa atividade ser exclusiva ou ser realizada em paralelo com outra profissão. Para que esse destaque aconteça, é necessário que algumas atitudes básicas sejam tomadas.

Para ajudá-lo a se tornar um síndico ainda melhor, elaboramos uma lista com as 5 dicas essenciais para você se destacar na gestão de condomínios. Ficou curioso? Então siga a leitura e confira agora mesmo:

1. Divida funções e responsabilidades

Muitos síndicos erram ao se sobrecarregarem com muitas atividades, principalmente quando esse não é um papel prioritário em sua rotina. Por isso, saber delegar e dividir funções ou responsabilidades é fundamental.

Uma ideia interessante é a criação de cargos de subsíndico ou um conselho de administração, sendo que cada um fique responsável por uma atividade específica. Um dos subsíndicos pode ser o responsável pelos colaboradores do condomínio, outro poderá atender moradores, etc. Todos devem trabalhar sob a supervisão do síndico, consultando-o para tomar decisões mais complexas, mas tendo liberdade para resolver problemas simples do cotidiano.

2. Investir na comunicação interna

Ter uma boa comunicação entre a administração do condomínio e os condôminos é fundamental e isso é algo que só se efetiva se houver o devido investimento em estratégias e ferramentas de comunicação interna.

As estratégias de comunicação interna podem ir desde a fixação de cartazes em murais nas áreas comuns, até o uso de softwares e aplicativos para a troca de mensagens e informações.

3. Seja organizado

Ter organização é um pré-requisito básico para qualquer pessoa que deseja se tornar síndico. Afinal, é necessário muito cuidado para lidar com documentos, contas e os condôminos.

É importante também que o síndico encontre em sua agenda um espaço para dialogar com os moradores, visando atender e tomar nota de suas reclamações e sugestões para colocá-las em prática dentro do possível.

4. Faça com que os moradores sejam ativos nas assembleias

Uma queixa da grande maioria dos síndicos é a falta de assiduidade dos moradores nas reuniões ou assembleias dos condomínios. Por esse motivo, desenvolver estratégias para que mais pessoas frequentem os encontros é uma atividade que deve fazer parte da rotina de um síndico de sucesso.

Você pode, por exemplo, servir lanches nas reuniões, contratar atrações artísticas como bandas ou grupos de teatro para fazerem a animação da reunião entre uma pauta e outra ou apos a realização das reuniões.

5. Contrate seguros de condomínio e residencial

Prevenção é uma palavra que deve estar sempre nos planos de um síndico e é por isso que contratar o seguro de condomínio é tão importante, alem do mesmo ser obrigatório. Esse serviço previne gastos imprevistos causados, por exemplo, por intempéries da natureza. Neste caso é fundamental que o corretor tome conhecimento das instalações do edifício, para buscar as coberturas ideias que atendam a necessidade do condomínio. 

Alem disso, é importante que o sindico sinalize aos condôminos a necessidade da contratação do seguro residencial, para complementar as coberturas do condomínio e para a segurança e bem estar de ambos.

Agora que você já sabe como fazer a gestão de um condomínio com maestria, pode se aperfeiçoar ainda mais, não é mesmo? Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou tenha outras sugestões para nossos leitores, utilize o espaço abaixo e deixe um comentário. A sua opinião é sempre bem-vinda e importante para nós.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"