É certo que a maioria de nós não pouparia esforço algum para assegurar o bem-estar daqueles que amamos. Não há dúvida de que um aspecto importante que contribui em muito para a qualidade de vida de nossa família seja o patrimônio que ao longo dos anos e a custa de muito trabalho conseguimos conquistar.
A proteção desses bens deveria, portanto, ser uma das prioridades na vida do brasileiro, não é mesmo? No entanto, os números indicam, por exemplo, que apenas 5% dos brasileiros possuem seguro de vida, e que 75% da frota de veículos brasileiros não conta com o amparo de nenhum tipo de seguro.
Acreditamos que, em grande parte, isso ocorra devido à falta de informação e conhecimento a respeito do assunto. Por isso, decidimos dedicar um artigo para tratar exclusivamente do tema. Confira a seguir as principais modalidades de seguro de proteção patrimonial!
Como funciona um seguro?
De forma bastante resumida, o seguro é uma obrigação contratual assumida pela seguradora, de pagar uma indenização ao segurado caso ocorra algum sinistro, isto é, um evento que resulte em prejuízo, como um acidente.
Mas atenção: nem todo evento danoso acarreta o pagamento da indenização, apenas os previstos na apólice, através das condições gerais, o que chamamos de cobertura. Ao assumir esse risco, a seguradora é remunerada com o pagamento do chamado prêmio.
É caro contratar um seguro?
A concepção de que seguros são muito caros é um mito bastante difundido no Brasil. A verdade é que existem muitas modalidades de seguro e muitos produtos diferentes sendo oferecidos no mercado.
O consumidor, com o auxilio e a experiencia do corretor de seguros, pode escolher aquele que encaixa melhor as suas necessidades e ao seu bolso, aumentando ou diminuindo a cobertura e os valores das franquias, por exemplo.
Seguro residencial
Os imóveis e suas utilidades são, certamente, bens muito importantes na vida de todos nós. Não servem apenas de residência para família, mas também como casas de praia, chalés na montanha ou mesmo como fonte de renda quando locados. A integridade dos imóveis, no entanto, está sujeita a riscos como enchentes, temporais, furtos e incêndios.
Esse tipo de prejuízo costuma ser de difícil reparação e pode levar a outras avarias e até mesmo à perda do bem, caso o proprietário não tenha seguro ou uma reserva substancial para arcar com os reparos.
Seguro veicular
O risco de danos patrimoniais é grande quando estamos falando de automóveis. Os veículos estão sujeitos à ação de criminosos, que os furtam ou então quebram os vidros para furtar objetos no interior do carro. Além disso, ninguém está livre de se envolver em uma colisão.
Em alguns casos, inclusive, o proprietário do veículo que não tem seguro acaba tendo que arcar com o prejuízo mesmo não tendo culpa alguma no acidente, pois o causador do dano evade do local sem prestar conta de seus atos.
Seguro para equipamentos portáteis
O seguro para equipamentos portáteis cresceu muito ao longo dos últimos anos, na medida em que celulares, tablets e notebooks se tornaram cada vez mais centrais em nossas vidas. São equipamentos valiosos que estão sujeitos a muitos riscos como perdas, furtos, roubos, quedas e panes.
Por fim, vale destacar que, além de poder contar com uma reparação em caso de perdas, talvez a maior vantagem em se contratar um seguro com vistas à proteção patrimonial seja poder desfrutar de um sentimento de tranquilidade.
O mercado de seguros possui inúmeras soluções e benefícios para manter o seu patrimônio protegido. Visite nosso site e consulte nossas condições para todos os tipos de seguros!